195523345839500 Como o Design Thinking pode impulsionar o seu negócio?
top of page

Como o Design Thinking pode impulsionar o seu negócio?


Colaboração e foco nas pessoas são as bases para a inovação e sustentabilidade

Quando falamos em design, muitos pensam em marketing, logotipos e materiais gráficos. Tudo isso envolve tal área, mas ela é mais ampla do que isso. Fazer design é desenvolver soluções para os mais diversos problemas. Soluções que sejam simples, úteis e coerentes com o contexto.

Por isso, o design deve estar presente no desenho dos processos produtivos, operacionais e criativos do seu negócio. Além disso, até as estratégias da sua empresa e o seu modelo de negócio devem possuir o olhar do design.

A partir disso, você consegue inovar, garantir a sustentabilidade, ser mais produtivo e economizar recursos. É assim que chegamos na importância da abordagem do DESIGN THINKING.

O Design Thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de maneira colaborativa e coletiva. A grande sacada aqui é ter em mente que as pessoas estão no centro de tudo.

Portanto, construir iniciativas colaborativas gera uma riqueza de pontos de vista, vivências e bagagens culturais. Além disso, trata-se de soluções interdisciplinares, que garantem uma solução completa e uma visão global dos processos.

A abordagem é também um caminho para a empatia máxima com seus públicos ou stakeholders. É preciso então possuir uma postura compreensiva e empática, definir o problema, prospectar ideias (com um brainstorm, por exemplo), prototipar e testar a solução/produto/serviço.

Ou seja, o design thinking é uma abordagem que usa a criatividade e a colaboração para gerar inovação. Em outras palavras: não basta mais pensar só com a cabeça. Você precisa vivenciar e experienciar os processos, suas sensações, aspectos visuais e a cultura envolvida.

Sensibilidade não é mais um defeito nas organizações. Se bem usada e aplicada, essa característica pode servir para analisar cenários e alcançar resultados mais eficazes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page