Controlar os riscos é uma vantagem competitiva
- Rodrigo Sêga, PMP
 - 30 de mai. de 2018
 - 1 min de leitura
 

Os eventos incertos que podem afetar os Projetos não são neuroses de profissionais ansiosos e estressados com o controle excessivo do Projeto.
Realizar um Projeto exclusivo pela primeira vez é um risco e tanto, não acha?
A maturidade em gerenciamento de projetos da equipe pode minimizar o impacto do risco ao projeto, mas não há certeza em função disso, que algum desses eventos, irão minimamente impactar negativamente ou positivamente o Projeto.
No entanto, observa-se que muitos projetos apenas identificam, qualificam e quantificam os riscos para se sentirem protegidas sob o plano de respostas aos riscos.
Por que mesmo que elaboramos planos?
Para serem executados!
Portanto, o caminho do Projeto passa obrigatoriamente por controlar os riscos.
Este processo envolve a implementação de planos de respostas aos riscos, o acompanhamento dos riscos identificados e a identificação de novos riscos.
Enfim, o ganho de efetividade do Projeto é evidente, pois monitorar, estar preparado e agir é um salto de desempenho no Projeto.
Além do que, qualquer, o gerente de Projeto atuante busca continuamente monitorar riscos novos, modificados e desatualizados.
É uma atividade realizada simultaneamente a execução do Projeto, isto é, o gerente do projeto e equipe monitora e controla os riscos enquanto realiza o Projeto com mesma atenção e esforço.
Consequentemente, controlar os riscos é trocar o pneu do carro em movimento...
É obter uma vantagem competitiva numa situação que poderia ser tratada exclusivamente como problema ou stress.
Neste caso, a prática de atuação trará a expertise para executar o Projeto e ao mesmo tempo investigar novos eventos que podem vir a impactar o gerenciamento do Projeto.
Fonte: Phins*




























Tuskr is advanced testing software built for agile and fast-moving QA teams. It helps manage test plans, test cases, and execution cycles efficiently. With features like custom fields, rich text editing, and analytics, Tuskr ensures software testing is accurate and scalable.
Controlar riscos não é apenas uma obrigação — é um diferencial competitivo real, como você destacou com clareza. Your insights on the proactive role of risk analysis in long-term success are spot-on. Companies that invest in foresight and resilience tend to outperform those constantly reacting. That’s where project risk management software becomes a game-changer, helping organizations detect threats early and act decisively. Excelente artigo que reforça a importância da prevenção no gerenciamento de projetos. Muito bem colocado!