195523345839500
top of page

É gerenciando que se conhece o Projeto!

  • 23 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

O profissional de gerenciamento de Projeto precisa ser competente, efetivo e entregar resultados.


São características reconhecidamente interessantes para um gestor de projetos.


Mas se resumem a estas características? Ou temos algumas características menos nobres no gerenciamento de projetos?


Vamos por partes, como diria o Gerente de Projeto na EAP...


Quando estamos planejando um Projeto (exclusivo e finito) estamos trabalhando com uma pedra bruta que precisará ser lapidada (produto do projeto).


Este é um processo dinâmico, realizado em etapas e passível de retornar ao ponto anterior para detalhar mais e melhor a partir das informações novas que vão surgindo.


Então, para definir o escopo do projeto realizamos um planejamento em ondas sucessivas que é uma técnica de planejamento iterativo que define o trabalho a curto prazo na medida que o trabalho no futuro será posteriormente elaborado à medida que se tenha mais e melhores informações (ondas sucessivas).


Observe que é um tipo de elaboração progressiva que segundo o Guia PMBOK® é o processo repetitivo de aumentar os níveis de detalhes do plano de gerenciamento do Projeto à proporção que mais informações e estimativas mais precisas são disponibilizadas.


Já a iteração é o processo de retornar a um conceito já definido para complementá-lo, em outras palavras, refinar continuamente.


Portanto, os conceitos de planejamento em ondas sucessivas, elaboração progressiva e iteração são fundamentais para gerenciar um projeto (do início ao fim).


Mas este grau de imprecisão e indefinição pode gerar um desconforto...


No universo de gerenciamento de projetos uma indefinição pode ser tranquilizadora ou não?


No fundo, estas são ferramentas essências e auxiliares que desanuviam o planejamento de um Projeto e por isso mesmo é necessário que a equipe esteja aberta à mudança.


O denominador comum destas técnicas é refinamento (mudança) que pode implicar em aprofundar conceitos ou perceber miopias no planejamento anterior.


Portanto, precisa-se estar impregnado de uma curiosidade e ter mais dúvidas do que certezas para definir um escopo de maneira precisa e completo.


Pois é gerenciando o que se conhece o Projeto e a curiosidade neste caso não mata mas refina o escopo do Projeto.


Fonte: Phins* Projetos

1 comentário


Ricky Rivera
Ricky Rivera
12 de jan.

I just read it really made me think about how  project management is more about refining and adjusting than having everything perfectly planned from the start. I remember a time when I was struggling with a tough paper and ended up using online assignment help UK to stay on track. It helped me break the work into smaller steps and refine my approach. This made me realize that being flexible and open to changes is just as important as planning itself.

Editado
Curtir
Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page