A divergência da equipe como solução nos Projetos!
Os projetos precisam de recursos (investimento, profissionais e ferramental) para executarem as tarefas com maestria.
Esta excelência em cumprir o objetivo do Projeto é resultado de, dentre outros fatores, um balanceamento entre os diversos recursos e restrições. Não é assim um bicho de sete cabeças! É um pouco mais profundo e denso do que isso, pois envolve profissionais com inúmeros perfis complementares e/ou excludentes.
Esta multiplicidade e interdisciplinaridade de perfis promovem uma intensa interação sob à luz das boas práticas de gerenciamento de projetos.
Mesmo assim os conflitos são inevitáveis devido a (mas não se limitam a essas):
Natureza do Projeto que tentam abordar as necessidades e os requisitos de muitas partes interessadas,
Do poder limitado do gerente de projetos,
Das restrições e premissas.
Dos recursos disponíveis.
No entanto, conflitos são ruins? Não, necessariamente!
Quando divergimos a respeito de um ponto de vista estamos alargando as percepções individuais em nome do objetivo maior que é o Projeto. Esta divergência só é desagregadora quando o estilo pessoal e a experiência profissional dos membros da equipe concorrem por mais atenção do que o propósito do Projeto.
Enfim, o problema só se torna pessoal se a causa-raiz do problema não for solucionada. De fato, teremos um problema maior caso o problema inicial não for solucionado completamente, ele sempre retorna. É a maldição do uso de técnicas como a Retirada (evasão) ou colocar Panos quentes (acomodação) na tentativa de evitar conflitos (retirar-se) em vez de solucionar o problema.
Portanto, o conflito proporciona oportunidades para melhorias e é uma consequência inevitável das interações organizacionais.
Sob a influência da citação de Walt Lippman: "Quando todos pensam igual, é porque ninguém está pensando", podemos afirmar que a divergência de opiniões é que alimenta um conjunto rico de alternativas interessantes.
Devido a isso, olhe através dos profissionais e vença a diferença de subjetividade para visualizar a big picture da realidade, analise de fato a causa-raiz do problema, identifique as alternativas e soluções e tome a decisão. O resto é trabalho para implementar a solução, mas principalmente conviver com a decisão que você tomou.
No entanto, neste processo de tratar os problemas de maneira natural e profissional ocorre o amadurecimento da equipe, o estabelecimento de confiança na equipe e a superação da resistência à mudança. O projeto agradece!
Fonte: Phins* Projetos (www.phins.com.br)
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