Como o Design Thinking pode impulsionar o seu negócio?

March 21, 2019

 

Colaboração e foco nas pessoas são as bases para a inovação e sustentabilidade

 

Quando falamos em design, muitos pensam em marketing, logotipos e materiais gráficos. Tudo isso envolve tal área, mas ela é mais ampla do que isso. Fazer design é desenvolver soluções para os mais diversos problemas. Soluções que sejam simples, úteis e coerentes com o contexto.

 

Por isso, o design deve estar presente no desenho dos processos produtivos, operacionais e criativos do seu negócio. Além disso, até as estratégias da sua empresa e o seu modelo de negócio devem possuir o olhar do design.

 

A partir disso, você consegue inovar, garantir a sustentabilidade, ser mais produtivo e economizar recursos. É assim que chegamos na importância da abordagem do DESIGN THINKING.

 

O Design Thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de maneira colaborativa e coletiva. A grande sacada aqui é ter em mente que as pessoas estão no centro de tudo.

 

Portanto, construir iniciativas colaborativas gera uma riqueza de pontos de vista, vivências e bagagens culturais. Além disso, trata-se de soluções interdisciplinares, que garantem uma solução completa e uma visão global dos processos. 

 

A abordagem é também um caminho para a empatia máxima com seus públicos ou stakeholders. É preciso então possuir uma postura compreensiva e empática, definir o problema, prospectar ideias (com um brainstorm, por exemplo), prototipar e testar a solução/produto/serviço.

 

Ou seja, o design thinking é uma abordagem que usa a criatividade e a colaboração para gerar inovação. Em outras palavras: não basta mais pensar só com a cabeça. Você precisa vivenciar e experienciar os processos, suas sensações, aspectos visuais e a cultura envolvida.

 

Sensibilidade não é mais um defeito nas organizações. Se bem usada e aplicada, essa característica pode servir para analisar cenários e alcançar resultados mais eficazes.

Please reload

Posts Em Destaque

Os processos de Gerenciamento do Escopo do Projeto

October 18, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags