195523345839500 Como fazer gestão sustentável?
top of page

Como fazer gestão sustentável?

Dicas para aliar sucesso empresarial e responsabilidade ambiental

Conciliar uma gestão lucrativa com a responsabilidade ambiental, social e ética é uma meta possível e fundamental para o sucesso nos negócios. Além disso, possibilita a preservação dos recursos que compõem o nosso planeta, a valorização do ser humano e a diversidade cultural.


O equilíbrio entre lucro e preservação ambiental nas organizações é denominado “Gestão Sustentável”. Trata-se de um modelo corporativo cujas ações pretendem alcançar o sucesso no mercado, mas sempre com base nos pilares da sustentabilidade. Ou seja, é um modo de as empresas se manterem prósperas e competitivas, ao mesmo tempo em que assegura que, no futuro, todos continuem a usufruir dos recursos naturais do planeta, prezando pelo desenvolvimento sustentável e o bem comum.


Portanto, é evidente o quão benéfica pode ser uma gestão sustentável. Mas, quais ações podem ser implantadas para cumprir tal desafio? Para responder a essa questão, selecionamos algumas dicas de como realizar isso na prática:


1. Avalie os impactos ambientais causados por sua organização

Analisar os impactos ambientais que a sua empresa causa é o primeiro passo para alcançar uma gestão sustentável. Isso porque a percepção dos impactos negativos possibilita o planejamento de ações para reduzir os males causados ao meio ambiente.


2. Formalize os princípios sustentáveis da sua empresa

Todos os envolvidos em sua organização devem saber dos ideais de sustentabilidade defendidos pela empresa, pois só assim eles podem compartilhar das mesmas convicções.


Isso é fundamental, pois os colaboradores são os responsáveis por executar os planos e objetivos de qualquer negócio. Elaborar manuais e reuniões para discutir e normatizar os princípios sustentáveis da empresa são exemplos de medidas eficazes.


3. Substitua o convencional pelo sustentável

Essa é uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença. Afinal, existem inúmeros objetos em uma empresa que podem ser substituídos por versões sustentáveis. Um exemplo são as lâmpadas convencionais, que podem ser substituídas por lâmpadas de LED ou até mesmo os eletrodomésticos, que podem ser trocados por versões mais modernas e econômicas.


4. Consolide sua marca no mercado

Atualmente, cada vez mais os consumidores estão adquirindo produtos e serviços sustentáveis, mesmo que isso signifique pagar um preço mais alto do que o habitual. Muitos consumidores valorizam aquilo que é produzido por empresas que têm comprometimento com o uso consciente de recursos. Assim, fica claro o quão importante é ter uma organização responsável ecologicamente e capaz de fidelizar seu público.


5. Selecione criteriosamente fornecedores e parceiros

Gerir seu negócio de forma sustentável inclui também conhecer os processos utilizados por seus parceiros e fornecedores, identificando se os mesmos estão enquadrados na legalidade e se as ações deles condizem com os ideais sustentáveis da sua organização.


Invista em capacitação Para construir uma cultura sustentável, a capacitação dos empregados é essencial, porque eles devem possuir o conhecimento necessário para aplicar os procedimentos corretos. Oferecer palestras, reuniões e treinamentos relacionados é essencial.


A Phins* oferece consultoria, projeto e treinamento em sustentabilidade! Capacitamos a sua equipe para implementar as mudanças necessárias que sua empresa precisa para crescer de forma sustentável. Quer saber mais? Fale conosco: contato@phins.com.br e acesse https://www.phins.com.br/servicos-trein.


Uma empresa que respeita o meio ambiente mostra que não se importa apenas o lucro, mas também com o bem-estar de todos e a criação de um futuro próspero. Não fique de fora e contribua com a cultura da sustentabilidade!


Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page