195523345839500 Uma visão geral sobre gerenciamento de Projeto Sustentável.
top of page

Uma visão geral sobre gerenciamento de Projeto Sustentável.


A sustentabilidade é uma matéria ampla e controversa. Adotamos alguns conceitos para delimitar a mesma visando orientar organizações e/ou profissionais para atuar de maneira sustentável. Dentre estes, talvez, o mais conhecido seja o Triple Bottom Line que também é conhecido como o tripé da sustentabilidade que envolve o Meio Ambiente (Planet), as Pessoas (People) e o resultado econômico-financeiro (Profit).


Desta maneira, à luz do triple bottom line, uma empresa e também o (a) profissional orientado (a) à sustentabilidade norteará suas estratégias e plano de ação em função dos três fatores.


Este equilíbrio não é uma tarefa fácil, porém trabalhosa.


Isso se deve pelo fato das organizações terem surgido orientadas para a lucratividade sem levar em consideração o impacto gerado no meio ambiente, por exemplo. Neste modelo de negócio a grande preocupação ambiental - de natureza reativa – se concentra na adequação a legislação vigente sobre a área. No entanto, este padrão está longe de propor uma visão sistêmica sobre o negócio como um todo compreendendo a externalidade das suas atividades ou produtos.


Portanto, o desafio reside no modo de pensar, isto é, para ser sustentável a organização precisa repensar seu modelo de atuação, seus produtos, processos e promover uma mudança organizacional.


Nesta encruzilhada, querer promover mudanças é condição sine qua non para ser sustentável!


Obviamente, estas mudanças precisam ser conduzidas para alcançar os objetivos e para tanto as organizações ou profissionais transformam estratégias empresarias em resultados através da implementação de Projetos Sustentáveis.


No entanto, projetos sustentáveis de uma maneira geral são impregnados de riscos, possuem limitações de recursos e tempo. Isso requer conhecimentos, habilidades e técnicas que quando aplicados às atividades do Projeto viabilizam o resultado almejado, em outras palavras, os projetos precisam ser gerenciados.


Em função disso, as empesas poderão produzir resultados sustentáveis mais expressivos na medida em que apresentam uma solução mais completa somando a maneira sustentável de gerenciar os projetos com os respectivos produtos sustentáveis. O tripé da sustentabilidade se transforma em requisito do Projeto além de um objetivo a ser alcançado.


Soma-se a isso, o fato que é tão importante possuir uma visão sistêmica da empresa e/ou produto quanto é realizar um processo integrado de mudança para compreender de que maneira é possível implementar este novo modelo sustentável de negócio a longo prazo.


Aliás, nada mais atual que visualizar antecipadamente o impacto de nossas ações no futuro das novas gerações a fim de planejar e implementar nos dias atuais os Projetos Sustentáveis que possam diminuir este potencial impacto...o gerenciamento de projeto sustentável desenvolve o caminho por onde o meio ambiente, as pessoas e o lucro convergem entregando resultados mais equilibrados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page