195523345839500 Se algo bom acontecer ao Projeto?
top of page

Se algo bom acontecer ao Projeto?


Os projetos são únicos e finitos e precisam ser gerenciados de forma exclusiva devido a natureza ímpar (diferentemente dos processos que são repetitivos). Eles são realizados uma única vez para entregar um produto, serviço ou resultado para depois encerrar... é só ida e não tem caminho de volta!


Portanto, não é estranho imaginar que o Projeto, na teoria e na prática, é um evento de risco na medida em que não se repete...o aprendizado ficará para outro Projeto.


Com certeza as lições aprendidas, os ativos de processos, os fatores ambientais, a maturidade da empresa, a atuação do PMO e a experiência do gerente do projeto são elementos importantissimos para que os Projetos não comecem do zero toda vez.


Fato! Que bom que é assim!


No entanto, eventos incertos podem acontecer ao Projeto com uma certa probabilidade (intrinseca à natureza dos Projetos - explicita ou não) deles ocorrerem.


Estamos falando da área de conhecimento de Riscos, pois é, só os neuróticos sobrevivem! Porém, mesmos estes irão conviver com os eventos incertos (inponderável) que podem impactar o Projeto.


E se por algum acaso do destino o evento tiver impacto positivo? Como assim?


Vamos ver esse ponto com mais atenção: Os riscos são eventos incertos, que podem vir a ocorrer ou não, impactando o Projeto de maneira negativa ou positiva.


Concordo contigo que, muito embora, o dia-a-dia profissional aceite através de uma predisposição mental que algo ruim irá acontencer.


Por outro lado, nós somos agentes de mudanças (gerente de projetos) e podemos mudar nossa maneira de ver as coisas.


Há uma oportunidade de ganho para o Projeto se um evento incerto impactar positivamente o Projeto.


Qual são as opções de estratégia neste caso?


  • Explorar o evento, isto é, alavancar as condições do risco positivo para maximizar o efeito do mesmo;


  • Compartilhar o evento, isto é, unir forças para dividir os resultados, mas ao mesmo tempo convidar terceiros que possam usufruir mais e melhor o efeito do mesmo;


  • Otimização, isto é, criar condições ótimas/ideiais que aumentem a probabilidade de ocorrer efeito positivo sob o olhar de oportunidades.

Você também terá a opção de simplesmente aceitar e manter o status se algo de bom acontecer.


Mas, se a "sorte" lhe sorrir porque não sorrir de volta?


Portanto, espera-se, também, que o Gerente do Projeto possua a habilidade de saber, saber fazer e fazer eventos incertos positivos se transformarem em ganhos reais no Projeto de forma proativa!

Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page