Portfólio... a escolha do Projeto certo!

January 24, 2018

Trabalhamos no século XXI sob  uma tempestade incessante de dados, informações, etc...! 

 

Tudo junto e misturado! 

 

Nessa nova economia as descontinuidades forçam as empresas a pensar em fazer negócios agéis, com alianças flexíveis e temporárias.

 

Dar enfase e velocidade é uma questão fundamental para desenvolver a competência essencial para entender, atender e surpreender mais e melhor o que cliente percebe como valor!

 

Na ânsia de atender esta realidade as empresas possuem várias frentes de atuação com diversos projetos em andamento.

 

Sendo que alguns Projetos, na pressa da urgência, são aprovados e ficam “descolados” da estratégia da empresa.

 

Além disso, é notório também que os esforços são diluídos entre Projetos desnecessários e os Projetos Importantes.


E para piorar? O monitoramento dos projetos acontecem sob a ótica dos “Problemas” ao invés do retorno estratégico que  cada Projeto está trazendo para a Organização. 

 

Enfim, a forma como os projetos são conduzidos na organização (questões como estrutura organizacional, como meritocracia ou decisões exclusivamente top down) está diretamente ligada à performance da empresa como um todo. 

 

Sob a luz da estratégia, a maneira de pensar o Projeto e seu impacto precisa ser reposicionada numa perspectiva mais ampla.... objetivando estabelecer o valor essencial que este contribui para o negócio. 


Para este desafio, temos a Gestão do Portfólio que é o planejamento e gerenciamento das iniciativas e dos investimentos da organização em programas e projetos que melhor traduzem as estratégias.

 

Estes componentes (fase em que os Projetos são apresentados para avaliação) serão devidamente e formalmente categorizados, avaliados, escolhidos e monitorados para compor o Portfólio.

 

É a decisão de escolher o Projeto certo para o próximo período de investimento ao invés de fazer certo o Projeto errado. 

 

Não é possível realizar todos os Projetos apresentados com todos os recursos necessários, porém é sine qua non realizar aqueles Projetos que estão mais alinhados à estrategia empresarial daquele momento.

 


 

Please reload

Posts Em Destaque

Os processos de Gerenciamento do Escopo do Projeto

October 18, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags