195523345839500 Maturidade Profissional ... Gerenciar o tempo ou a falta dele!
top of page

Maturidade Profissional ... Gerenciar o tempo ou a falta dele!



O mundo dos negócios é implacável, ainda mais nos tempos atuais onde o tempo está acelerado, fracionado e sobreposto entre o real e o virtual.


Este pragmatismo condiciona as empresas a atuarem num ritmo acelerado para fazer frente a era das mudanças... manter-se competitivo, incondicionalmente, é saber usar o tempo ou a falta dele a seu favor.


E é nesse contexto que os Projetos são pensados, executados, monitorados e controlados...Apenas para lembrar que Projetos fazem parte da solução e não do problema.


Mas, é tanto controle, que se chega a pensar, que todo este método (controle) é na verdade o entrave que atrapalha o Projeto.


O que nos remete a uma baixa maturidade em Gerenciamento de Projeto, mas, vamos analisar esta realidade por outro ponto de vista...


Todo planejamento reflete uma intenção (explicita ou implicita), ok?


Logo, o planejamento do tempo do Projeto ou o seu desdobramento no cronograma é de fato um planejamento de sucessão de atividades ao longo dos dias... um indutor de resultados!


Nesta linha de pensamento, temos tecnicamente a Linha de Base do Cronograma do Projeto que na verdade é um resultado ou saída da área de conhecimento do Tempo segundo o PMBOK.


Em outras palavras, esta linha de base é o congelamento do planejamento do cronograma para que possamos comparar o planejamento versus o realizado. É o referencial que será utilizado para monitorar e controlar a execução do Projeto. Pois é, controlar!


Se não fosse desta maneira, como poderíamos saber se estamos executando o Projeto no ritmo planejado....?


Mas aqui é fundamental que tenhamos a compreensão que o Tempo no Projeto não é um amigo e nem tampouco um inimigo, mas uma dimensão impessoal e relativa! Depende do valor que você atribui conforme sua expertise!


Por fim, para gerenciar um Projeto você "precisa saber usar o tempo" que se definiu na linha de base do cronograma da mesma maneira que "necessita saber usar a falta de tempo"... não tem muito para onde correr, mas ficar e gerenciar o que se tem!


Chamamos isso de maturidade profissional do Gerente de Projeto que está impregnada de experiências, conhecimentos, qualificações, habilidades e atitude (muita atitude).


Como você pode perceber, os Projetos são ferramentas de negócios e para entregar resultados expressivos no menor prazo você precisa compreender a dinâmica dos dias atuais... a falta de tempo!



Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page