195523345839500 Aquisições... Make or Buy
top of page

Aquisições... Make or Buy


São tantas reuniões na fase de início de Projeto... afinal de contas é preciso colocar o Projeto em pé e dar fluxo de trabalho.


Numa dessas reuniões alguém lança a questão: "Não seria melhor terceirizar esta entrega do Projeto?"


O Gerente de Projeto e a equipe se olham (comunicação não verbal em tempo real) buscando um consenso silencioso ...afinal de contas o Projeto não está nadando em dinheiro!


Pois é.... A decisão de fazer internamente (make) ou contratar um fornecedor (buy) é tão importante quanto o budget envolvido para uma opção Make ou outra Buy.


Nesta hora precisamos levar em conta uma ponderação multicritério que avalie a situação de maneira sistêmica para compreender a melhor opção.


Esta ponderação contemplará fatores técnicos (capacidade de realizar ou não o serviço), fatores econômicos (o custo envolvido na realização interna ou aquisição), fatores de qualidade (o grau com que se atenderá internamente ou que o fornecedor entregará), fatores know-how (neste caso a empresa poderá optar por realizar internamente para obter o conhecimento daquela atividade ou poderá transferir para uma empresa terceirizada considerando que não faz parte do core business).

A decisão final deve ainda levar em contato o fator ambiental da empresa (cultura, processos e procedimentos), as condições da realização do Projeto (ambiente favorável ou desfavorável a realização interna ou aquisição) e as expectativas das Partes Interessadas (cliente, usuário, sponsor do Projeto).


Observa-se, portanto que o processo de tomada de decisão de Make or Buy deve ser customizado caso a caso levando-se em consideração o ambiente que o Projeto está inserido e principalmente uma ponderação construída com uma avaliação multicritério (que enderece qual opção representa o drive mais forte).


Apenas lembrando que esta decisão afetará o planejamento já realizado no escopo (EAP), cronograma, custo, qualidade e riscos... é a natureza dinâmica e iterativa de Projetos!


Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page