Lições Aprendidas .... um olhar além dos limites do Projeto!

January 3, 2018

Todo plano de projeto é um recorte da realidade buscando antecipar o futuro através do planejamento minucioso (no presente) o que faremos posteriormente.

 

Não obstante, descobrimos ao longo do Projeto que a teoria na prática é outra.

 

Mas isso é ruim? Claro que não. 

 

Pois, os Projetos são elaborados progressivamente... aceita-se no início um certo limite de imprecisão (Termo de Abertura do Projeto) e assume-se que à medida que o plano do projeto evolui, o proprio Projeto em si será descoberto com todas as nuances e desafios.

 

Este conhecimento tácito obtido ao longo do ciclo de vida do Projeto precisa ser capturado e registrado pois ele transcende os próprios limites do escopo do projeto e escopo do produto... é o legado de conhecimento do Projeto!

 

Este aprendizado não pode ser confundido apenas com o conhecimento oriundo dos erros na execução do Projeto... que por serem tão explicitos podem ser acatados como mais importantes.

 

Estas lições aprendidas, numa perspectica maior de entendimento, são fatores críticos de como fazer mais e melhor as atividades, serão inputs de novos projetos e irão acelerar a curva de aprendizagem de futuros de projetos sinérgicos. 

 

Em outras palavras, os Projetos deixam marcam ou rastros por onde passam.

 

A partir desse momento, observamos que os projetos também podem assumir objetivos de curto prazo (a entrega do produto do projeto), de médio prazo (lições aprendidas) e de longo prazo (benefícios gerados pelo produto do projeto).

 

Desta maneira, podemos desenhar o caminho da maturidade em gerenciamento de projetos  numa organização através do processo de identificar essas lições aprendidas, o processo de aceitá-las como conhecimento explicito de valor, mas principalmente o processo de absorvê-las efetivamente em novos Projetos. 

 

Tarefa árdua mas essencial na perspectiva de longo prazo das boas práticas do gerenciamento de projeto numa organização.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque