195523345839500 Qual é a chave do empreendedorismo?
top of page

Qual é a chave do empreendedorismo?


Empreender é trazer um sonho, uma visão, para realidade. Qual a chave para garantir que nossa visão não morra, que não vamos desistir, mesmo que apenas nós acreditemos nas nossas ideias?

Um dos primeiros passos para descobrir a chave é saber como não empreender.

Bel Pesce, estudante do MIT e brasileira que causou impacto no vale do Silício, pode ajudar a elucidar a questão. Ela trata sobre como não matar seus sonhos.

As 5 principais coisas que devemos evitar são:

  1. Acreditar que sucesso é algo que acontece da noite para o dia;

  2. Acreditar que se temos crescimento garantido devemos sossegar e parar de se esforçar para crescer;

  3. Acreditar que outra pessoa tem as respostas para os problemas que você encontrar;

  4. Acreditar que os problemas, obstáculos e dificuldades para superá-los são responsabilidade de outras pessoas;

  5. Acreditar que a única coisa que importa é atingir o objetivo.

Disso podemos tirar algo essencial que é: Como não matar seu sonho!

1) O sucesso demora

A escritora de sucesso J.K. Rowling, conhecida principalmente pela sua obra em Harry Potter, não teve sua obra aceita no primeiro envio. Foi rejeitada por muitas (enfase no muitas) editoras.

Existem um milhão de histórias como a dela, a regra geral é trabalhar duro e não desistir no primeiro obstáculo. Não é porque um investidor deu pra trás que seu sonho não pode funcionar. O sucesso é uma coisa demorada, são muitas tentativas e erros.

Isso é uma questão que chega a ser matemática. Se cada proposta que você levasse tivesse uma chance de sucesso de 1% depois de 100 tentativas você conseguiria o sucesso.

2) Nunca simplesmente se contentar com o que já foi feito

Quando atingimos um objetivo devemos rever ele e ir além.

Não é porque o homem chegou na Lua que não devemos tentar ir para Marte, ou explorar para além dos limites de nosso próprio sistema solar. É necessário manter um desenvolvimento continuo, muitas invenções que romperam barreiras não eram os objetivos de sua pesquisa.

Ter uma capacidade boa para inovar é essencial para garantir a não estagnação do seu sonho, então manter uma mente aberta e criativa ajuda!

3) Acredite que você consegue achar as respostas

O primeiro front para se posicionar sobre seu produto é você. Muitas pessoas vão opinar e lhe dar as respostas para seus problemas. Porém por aprendizado ou para manter sua visão “sua” você deve tomar a decisão final.

Uma opinião especializada por exemplo é um recurso valioso, porém é você que decide quais informações você utilizará de seus conselhos e quais simplesmente não valem a pena.

4) Tomar responsabilidades pelos problemas que encontrar

Compreender as restrições e obstáculos dos projetos que você quer empreender é uma necessidade. Não adianta reclamar que o investidor não gostou de sua proposta.

Planeje para que isso não seja uma surpresa, mas sim um risco. Um risco é algo conhecido, com o que podemos gerenciar um projeto. Ao invés de alocar a culpa da falha para o investidor pense em como minimizar para que isso não ocorra novamente.

Tomar responsabilidade ajuda a nos manter engajados no projeto, sermos mais precavidos, planejarmos mais e surge de uma visão importante: Existem incertezas que fogem do nosso controle e podemos apenas tentar mitigar ou transferir o risco dessas coisas.

5) O processo e percurso até o objetivo é o mais importante

A máxima - Os fins justificam os meios - deveria ser invertida - Os meios justificam o fim. Como atingir algo é mais importante do que exatamente o que vai ser atingido.

Isso ocorre por muitos motivos. Primeiro porque todo processo é criado como finalidade para um fim. Assim ao focar no processo estamos garantindo que a estrada até nosso objetivo é bem asfaltada e lisa. Chegar no objetivo é um resultado de um bom processo.

O processo vai gerar vários subprodutos que podem ter um impacto tão grande quanto o produto final. Muitas invenções surgem por causa do processo, não do objetivo.

O percurso quando focado nos motiva muito mais do que o sonho, mais intangível. Em neurologia a quebra de um objetivo em processos simples administráveis altera não só a qualidade da entrega final, como o individuo que as realiza, melhorando seus níveis de stress e o tornando mais criativo.

Qual é a Chave?

A cima você encontra a frase acredite que você consegue achar as respostas.

Colocamos tudo aqui para te ajudar a achar a chave para você. Pois a chave para empreender, como de sua casa, é personalizada e só você tem. Utilize as dicas aqui no seu processo de reflexão, e crie suas próprias.

Os projetos de cada um são únicos, e devem ser pensados de formas únicas. Pode-se comparar um projeto com outro, porém eles vão ser sempre diferentes.

Pense seus sonhos e projetos da forma que apenas você consegue!

Para inspirá-los recomendamos que assistam ao vídeo de Diana Nyad em um percurso no mar repletos de desafios.

Posts Em Destaque
Posts Recentes

Gostou? Assine nossa newsletter grátis e receba mais conteúdo sobre estratégia, inovação e sustentabilidade.

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page