Abrindo a torneira: 3 Dicas para a criatividade fluir na sua equipe

 

O mundo requer inovação, se o seu cliente pede uma laranja não basta entregar apenas uma laranja. Devemos identificar as necessidades das partes interessadas e entregar mais que simplesmente o pedido para sermos empreendedores. É cortar a laranja em gomos e criar uma disposição intrigante em um prato de porcelana.

Para isso é necessário criatividade, o que não é sempre fácil estimular, mas não se preocupe! Temos 3 dicas para permitir que sua equipe tenha ótimas ideias e transforme sua laranja comum em algo novo e incrível.

 

Fragmente as ideias em conceitos

 

As ideias geralmente não são coerentes e perfeitas na primeira vez que são ditas. Porém podem carregar diversas partes que poderiam ser úteis para o projeto, então não as descarte por completo. Simplesmente porque, em um primeiro momento parecem loucuras ou impossíveis, não significa que são inúteis.

 

Quando algum membro de sua equipe falar escute, se for um brainstorming estenda o que foi falado e deixe fluir. Ao final tente fragmentar com todos quais são os pontos presentes nela.

 

Alguém sugeriu fazer um suco de laranja com acerola e entregar em uma taça de vinho para seu cliente. Olhe para isso e se pergunte: Quais são as partes dessa ideia? Separadas os conceitos com sua equipe e depois as discuta.

 

Crie um ambiente amigável e sem estresse

 

Para criar um clima criativo, idealmente as pessoas devem estar tranquilas, felizes e menos críticas. Isso permite um ambiente fácil, onde todos aceitam e propõem mais ideias.

 

Isto é baseado na neurologia onde existe algo chamado conforto cognitivo. Traduzindo: Nosso cérebro sente níveis de conforto, funcionando de formas diferentes em cada um dos níveis. Como consenso dos estudos quando nos sentimos tranquilos, felizes, familiarizados com algo é mais fácil para nosso cérebro fazer novas associações.

 

Faça exercícios de criatividade

 

Criatividade é fazer associações fora da caixa, precisamos pensar fora dela. Exercícios em equipe podem ajudar significativamente a colocar todos os membros da reunião em um mindset criativo.

 

Anos de pesquisas sobre criatividade chegaram a uma conclusão que já sabemos: crianças são muito criativas! Isso ocorre porque, para elas, uma laranja é uma laranja, mas também poder ser um planeta, ou uma espaçonave, ou uma bola ou qualquer outra coisa. Quando crescemos passamos a enxergar a laranja apenas como uma laranja. Quebre esse mindset!

 

Faça um exercício com desenhos ou pinturas abstratas. Peça para os membros de sua equipe em pouco tempo falarem ou escreverem tudo que aquelas coisas se parecem. Depois repita o exercício pedindo que pensem como se fossem crianças. Auxilie com exemplos. Eles vão no mínimo dobrar o número de sugestões nesse tempo!


Com essas 3 Dicas criatividade não vai ser um recurso em falta!

 

Please reload

Posts Em Destaque

Os processos de Gerenciamento do Escopo do Projeto

October 18, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags