195523345839500
 

Scrum... a sustentável leveza do movimento ágil.


O scrum é um processo aplicado a Projetos onde é difícil planejar o futuro devido ao grau de incerteza e/ou complexidade do projeto.

Consequentemente, é um processo que envolve fortemente a interação do cliente e equipe para ajustes dinâmicos no planejamento e execução.

Ele está diretamente relacionado em causa e efeito com os princípios de metodologias ágeis podendo ser assim definido: como um Framework de desenvolvimento de projetos.


No entanto, assim como outras ferramentas, pode ser utilizada em combinação com outros conhecimentos de gerenciamento de projetos ou de forma isolada.


O importante é que se trata de um ponto de partida diferente, sem ênfase em teorias e com uma orientação muito forte à prática. Diga-se de passagem, já é em si uma mudança de paradigma, no entanto este viés prático não significa perda de qualidade mas agilidade no trato da questão.


Ênfase na prática, concentrando esforços em promover entregas do que é essencial.


Em linhas gerais, apresenta uma estrutura, um vocabulário que descreve a forma e conteúdo de conduzir as atividades. Por exemplo, são Papéis, Elementos e Cerimónias bem definidas que conduzem e orientam o processo de desenvolvimento ágil de uma atividade. A título de ilustração temos:

  • Em termos de papéis: o Product Owner, o Scrum Master e a Equipe,

  • Em termos de elementos: o User Story, Release Plan, Product Backlog e o Sprint Backlog

  • Em termos de Cerimônias: Sprint, Sprint Planning, Daily Stand up Meeting, Sprint Review, Retrospectiva.


Vale destacar, que uma das características do Scrum é não enfatizar ou explicar o porquê o Scrum funciona.


Por isso, vale a pena ir atrás e se familiarizar com os conceitos ágeis e a ferramenta Scrum, sem muitas teorias...Leve!


Esta é a chave do Scrum.... o tempo certo!


Fonte: Phins* Projetos

Posts Em Destaque